terça-feira, 29 de novembro de 2011

Handebol


Esporte de grande popularidade, sobretudo na Europa, o Handebol originou-se do futebol, mas com a diferença básica de que é jogado com as mãos. O handebol é um jogo em que duas equipes disputam a posse de uma bola passada com as mãos e procuram marcar gols na barra adversária. Como no futebol e no basquete, as estratégias dependem de repentinas mudanças de corpo e passes inesperados a um parceiro desmarcado que deve fazer um ataque de surpresa. A bola é movimenteda ou detida com qualquer parte do corpo acima do joelho e só o goleiro pode defender a bola com o pé. Hoje, é jogado com sete jogadores.

Histórico do handebol
Criado por Karl Schellenz, em 28 de outubro de 1997, na Alemanha, o handebol começou  a ser praticado inicialmente em 8 de março. Em 1935, foi realizado o primeiro jogo de handebol de salão.

Quadra e jogo
A quadra de handebol mede entre 38 e 45m de cumprimento e 18 a 22m de largura.  Seu piso pode ser de madeira envernizada , material sintético ou cimento. A barra gol mede três metros de largura por dois de altura. A linha mais importante do campo é a área de gol, de traçado arredondado. Nos jogos masculinos, a bola pesa 453,6 g e tem 58,4cm de circunferência. A partida é disputada em dois tempos de trinta minutos. É proibido ao jogador dar mais de três passos com a bola nas mãos ou segurá-la, mesmo no chão por mais de três minutos. Bloquear o adversário é permitido. Os atacantes devem arremessar a bola em direção à meta adversária de fora da área do gol, pois dentro dela só o goleiro pode ficar. O handebol exige exelente preparo físico.

O handebol no mundo
Os países europeus detêm a hegemonia do esporte no mundo. Destacam-se no handebol masculino as seleções da Suécia, Alemanha, Espanha e Rússia. No feminino, os destaques ficam por conta da Dinamarca, Áustria, Noruega e Rússia. No continente americano, o Brasil tem muita força, com destaque para a seleção feminina, considerada a melhor seleção da américa latina. No caso do handebol masculino, Argentina e Cuba igualam-se ao Brasil em termos de condições técnicas.

O handebol no Brasil
Acredita-se que os alemães foram os responsáveis por introduzir o handebol de campo no Brasil entre 1920 e 1930. Desde então, o handebol de salão foi se popularizando no Brasil. Atualmente é um dos esportes mais praticados nas escolas. O órgão que coordena a modalidade desse esporte no país é a Confederação Brasileira de Handebol.

Grupo: Adiel Henrique, Caio Matheus, Éverton Elói, Matheus Brasileiro e Salomão Gabriel.

5 comentários: